Métricas nas redes sociais: quais os melhores indicadores?

Métricas são utilizadas para acompanhar e medir as ações de marketing, possibilitando a melhor avaliação do seu desempenho. Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de mensuração dos dados em tempo real, pois as mídias das redes sociais possuem um Analytics (ferramenta de monitoramento de tráfego), ainda que algumas, de uma forma mais simplificada. Mas quais são os melhores indicadores nas redes sociais?

As métricas de vaidade, tem esse nome, pois fazem bem para o ego do gestor do negócio. Essas não medem o desempenho real das ações de marketing digital quando o objetivo é aumentar as vendas da empresa. Elas são mais bem aplicadas quando associadas com outras métricas mais mensuráveis, como as de resultados. As mais conhecidas entre os usuários do Facebook e Instagram são:

  • Curtidas (likes): número total de pessoas que curtiram a página, detalhado por mídias paga e ações orgânicas.
  • CTR (taxa de cliques): indica quantas pessoas clicaram no link de um anúncio.
  • Visualizações: é o número total de vezes que a publicação foi vista na página.
  • Número de seguidores: número de usuários que seguem a página, sendo possível avaliar informações como gênero, idade, localização.

As métricas de resultados, conhecidas como KPIs (Key Performance Indicator), ajudam na tomada das melhores decisões para aumentar as vendas e corrigir as estratégias. Com o objetivo da estratégia de marketing definido, é necessário escolher os melhores indicadores de desempenho para as redes sociais, sendo as principais métricas de resultados:

  • Engajamento: número de pessoas que viram a postagem e se relacionaram com o assunto, e a taxa leva em conta compartilhamentos, comentários e curtidas.
  • Alcance: define quantas pessoas visualizaram uma publicação.
  • Visualizações de vídeos: indica quantas vezes o conteúdo foi assistido, durante o mínimo de 3 segundos ou sua duração quase total, o que acontecer primeiro.
  • Taxa de conversão: número de pessoas que viram a postagem e se converteram em alguma oferta do site.
  • ROI (Retorno sobre Investimento): é o retorno real sobre o valor investido.

Para alcançar os melhores resultados é necessário conhecer bem as principais métricas e fazer um acompanhamento constante do desempenho de sua marca nas redes sociais. Não se prenda apenas em métricas de vaidade, avalie qual é a melhor mídia para a sua estratégia de marketing digital e se o investimento está gerando os resultados esperados.

Artha Comunicação e Marketing

E-mail: contato@arthamarketing.com.br

Whatsapp: (51) 9 8208-9427.

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